Maria Celeste: 1º lugar com o Prêmio Construindo a Nação

25 de novembro de 2009 - 03:00

A Escola de Ensino Médio Maria Celeste de Azevedo Porto – rede estadual, em Trairi, foi contemplada em 1º Lugar com o Prêmio Construindo a Nação – edição 2009/2010, através do Projeto “O ASSENTAMENTO DE BATALHA E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL”, divulgado no dia 23/11/2009. O projeto tem como autores os alunos: Antonio Régis Teixeira de Sousa, Érica Pereira Braga, orientado pelo professor Antônio Juscelino Barbosa dos Santos. Este projeto vem somando prêmios para a Escola:
– Feira Regional 2ª. CREDE 2008 – 1º. LUGAR;
– Feira Estadual 2008 – 1º. LUGAR;
– Participação na EXCETEC / Colégio Christus 2009 (Fortaleza);
– Participação na FECITEC / sul do Maranhão 2009;
– Participação na MOSTRATEC / Novo Hamburgo / RS – 2009.
O projeto vem dentre outras questões, resgatar um valor próprio do ser humano, a solidariedade. Num planeta cada vez mais urbanizado, a cultura da solidariedade tomou-se uma das matrizes dessa mudança social, agravado pela expansão da sociedade de consumo e pela globalização da economia. Sendo assim a escola, através deste, quer cumprir sua função: refazer as teias de relações das tradições e raízes culturais e da memória coletiva, assim como a criação de oportunidades para que a comunidade desenvolva sua capacidade de organização, criticidade e desenvolvimento com sustentabilidade.
Tendo como objetivo geral: reconhecer nas ações e nas relações humanas do Assentamento Rural de Batalha, as permanências e as rupturas, as diferenças e as semelhanças, os conflitos e as solidariedades, as igualdades e as desigualdades, como ponte importante do processo de desenvolvimento rural sustentável, o projeto vai ao encontro dos objetivos do Prêmio Construindo a Nação, que busca destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas.
Mediante parceria do Instituto da Cidadania Brasil com a Confederação Nacional da Industria, por iniciativa de seu Conselho Permanente de Responsabilidade Social e operação pelo SESI, o prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade, estado e país.
Dessa forma, a escola reafirma seu compromisso com ações que valorizem e desenvolvem práticas de cidadania, reforçando seu lema que destaca: CONHECIMENTO, LIBERDADE, CIDADANIA.