A EEEP Rita Aguiar Barbosa realiza atividades referentes à Olimpíada de Língua Portuguesa

10 de junho de 2010 - 03:00

 

A EEEP Rita Aguiar Barbosa, na pessoa do professor de Língua Portuguesa Adriano Mesquita, e tendo como colaboradores o Núcleo Gestor e a regente do Centro de Multimeios, professora Dorinha, realizou na manhã de hoje (10/06) várias atividades referentes à culminância do Projeto de Língua Portuguesa: Aprendendo com Dinamicidade. A diretora Ana Farias fez a abertura e a coordenação do evento ficou sob a responsabilidade do prof. Adriano.

Os alunos demonstraram compreensão sobre vários aspectos da língua, como a variação linguística, a importância dos gêneros discursivos (ou textuais) dentro e fora da escola, a utilização das linguagens oral e escrita, entre outros, além de demonstrarem sensibilidade artística, ao trabalharem com teatro de fantoches, teatro, dança, música, poesia, como forma de transpor o conteúdo didático para os colegas de outras turmas que os assistiam de forma bem lúdica e dinâmica. Foram apresentados os gêneros fábula, poesia, música (ou canção), crônica, além de uma abordagem sobre artigo de opinião.

Essas atividades foram realizadas primeiramente em sala de aula, sendo parte das oficinas contidas no Caderno do Professor, que orienta a produção de textos para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que em 2010 está na sua 2ª edição.

O professor Adriano Mesquita trabalhou com turmas de 1º e 2º anos do ensino médio, com ênfase nos gêneros Crônica e Artigo de Opinião; posteriormente, o professor Rafael Mota fará também a culminância do mesmo projeto com as turmas de 3º ano, nas quais leciona.

Estiveram prestigiando o evento a superintendente escolar, professora Eliete Pinto, e a técnica do NTE, professora Laís Sousa, também responsável pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro na região da 2ª CREDE.