Escolas Anastácio Braga e Murilo Serpa fazem final do Projeto Soletrando 2010

10 de dezembro de 2010 - 03:00

 

As escolas estaduais Anastácio Alves Braga e a Cel. Murilo Serpa, em Itapipoca, tendo a frente as regentes do Centro de Multimeios Maisa Keila Braga Simplício e Ana Ely Sousa Barbosa, realizaram nesta segunda-feira, dia 06/12/2010, a 1ª Etapa da final do Soletrando Externo entre os alunos do Ensino Médio das duas escolas, e no dia 08/12/2010 a finalíssima com os três candidatos classificados.

 

O Soletrando é um projeto que tem como um de seus objetivos melhorar/aperfeiçoar o hábito da escrita e a oralidade dos alunos, já envolvendo o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

 

Desde junho deste ano, o projeto Soletrando vem movimentando pedagogicamente os alunos de ambas as escolas, que em parceria realizaram cada uma das etapas de eliminatória interna, até restarem seis candidatos de suas escolas. Três representantes do primeiro ano e mais três representantes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio.

 

Estavam presentes na segunda-feira, dia 06/12/2010, a diretora Maria de Fátima Barbosa, da EEFM Anastácio Alves Braga, a PCA de Linguagens e Códigos Maria Edna Teixeira, a professora Aurélia Maria Pinto da mesma escola, as Regentes Maisa Keila Braga Simplício e Ana Ely Sousa Barbosa, alunos de apoio da EEM Cel. Murilo Serpa, o professor Benedito Eguiberto da Silva, os coordenadores da  escola Murilo Serpa, José Rinardo Alves Mesquita e Verônica Maria Magalhães Alves, a professora convidada Maria Viana Sousa (Erlene), além dos candidatos das duas escolas no total de doze alunos.

 

Depois de várias etapas de eliminação e uma de repescagem, as dezessete e trinta horas do dia seis, as organizadoras resolveram adiar a final com os três alunos classificados para o dia oito do mesmo mês. São eles: Marcelo Ricardo dos Santos, 2° ano, pelo Anastácio Braga e Sebastião Rogério Santos, 2° ano, Maria Socorro P. Oliveira, 1°ano, pelo Colégio Murilo Serpa.

 

No dia oito de dezembro, às treze horas, deu-se início a etapa definitiva do Projeto. Estavam presentes além dos nomes já citados acima, a diretora Maria Lucivanda Pinto Soares, Murilo Serpa, as professoras de Linguagens e Códigos Francisca Helena Cardoso dos Santos e Ana Lila Rodrigues de Castro. No decorrer do processo de disputa, os participantes demonstraram firmeza nas decisões das letras, capacidade de memorização, concentração ao responder corretamente sua palavra sorteada e muito estudo sobre o novo acordo ortográfico. Depois de três horas de rodadas e mais rodadas sem nenhum dos três desempatarem, sempre em brilhantes acertos, mas exaustos, os mesmos decidiram surpreendentemente optar por um empate triplo e dividir o prêmio em dinheiro igualmente entre eles.

 

A comissão achou justo, pois os três igualmente estavam bem preparados e suas capacidades sobre a nova ortografia foram comprovadas. Trezentos e trinta e três reais foram entregues em dinheiro, por igual, aos merecidos ganhadores deste projeto SOLETRANDO 2010 que inovou em relação à parceria entre as escolas estaduais do município de Itapipoca.