Empreendedorismo na EEEP Rita Aguiar Reflete Desenvolvimento Local
3 de março de 2011 - 03:00
Na EEEP Rita Aguiar Barbosa, em Itapipoca, Geovanni Mesquita envolveu estudantes do ensino médio na construção de um robô com função de esteira seletora de grãos. Além dos conhecimentos técnicos que os alunos adquiriram, o professor conta que “o mais marcante foi o protagonismo percebido nos estudantes, além de uma consciência social e respeito pelo próximo”. A iniciativa busca aliar agricultura local e robótica e vem se mostrando útil para a região.
O olhar sobre o contexto da escola também é a principal motivação para o professor Giovanni Mesquita, do Ceará. Ele não fez vista grossa ao perceber que os alunos não se dedicavam com afinco às feiras de ciência e tratou de pensar em um projeto que pudesse motivá-los. O caminho foi a robótica, e o estímulo foi apresentar aos estudantes um projeto que pudesse contribuir para o desenvolvimento regional.
O engajamento do professor também é maior a cada passo dado. Ele agora visa captar recursos para financiar oficinas que repliquem esse conhecimento. A captação de verba é sempre uma fase desafiadora para empreendedores, mas isso não representa exatamente um problema para educadores como Dulcinéia e Giovanni, que não sabiam quase nada sobre produção audiovisual e robótica, respectivamente, quando abraçaram projetos que, de alguma forma, promoveram transformação no ambiente educacional.
Fonte: http://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/professores-encontram-no-empreendedorismo-o-caminho-para-transformar-contextos-educacionais/