EEM Matilde Rodrigues Vasconcelos Realiza Projeto “Diga não a Dengue”

18 de março de 2011 - 03:00

 

O professor de Educação Física Wnilton Pinto inseriu este assunto em seu plano de curso como tema transversal e está trabalhando em parceria com os PCAs (Daniel e Roberlandia) bem como com a professora do LIC (Laboratório Interdisciplinar de Ciências) Claudenia, com o professor Coordenador do LEI (Laboratório Escolar de Informática) Geneflides, atuando nos turnos manhã e tarde sobre o Combate e Prevenção a Dengue.

Esta ação foi desenvolvida em três etapas, a primeira: na sala de aula com os alunos, onde os  mesmos tiveram a oportunidade de conhecer o mosquito, o ciclo de reprodução e as formas de prevenir os criadouros do mesmo, na sua segunda etapa, os próprios alunos confeccionaram  cartazes e desenhos informativos sobre o que os mesmos tinham aprendido nas aulas, logo após apresentados para os demais colegas da turma. O professor ao recolher estes cartazes atribuiu uma nota para as equipes e selecionou alguns para ficarem expostos na escola e os demais foram devolvidos para os alunos que foram orientados a expor em mercearias, escolas e demais lugares da comunidade onde moram, de forma que a mesma possa também ser informada através destes cartazes.

A terceira e ultima etapa foi realizada no Laboratório de Ciências, onde os alunos puderam ver o mosquito Aedes aegypti através do microscópio. Por coincidência durante uma aula prática de Educação Física alguns alunos curiosos acharam um foco do mosquito nos estágios de larva e pupa em uma das bases da coberta da quadra da escola, estas foram recolhidas e mais uma vez foi levada para o laboratório e analisada por eles. Através dessa descoberta surgiu a idéia de olhar toda área ao redor da quadra e demais ambientes da escola.

O professor Wnilton está  planejando realizar um mutirão na comunidade onde os alunos atuaram no sentido de fazer a limpeza do ambiente afim de acabar com todos os possíveis criadouros, bem como orientar e conscientizar a população de como agir nesse sentido.