Jovens cearenses desenvolvem projetos que podem mudar realidade de suas comunidades

23 de março de 2011 - 03:00

 

Atendimento a crianças, cuidados com os animais, o meio ambiente ou a prática de esportes. Estas são algumas das idéias que cerca de 100 jovens vão propor para mudar a realidade das comunidades onde vivem. As atividades farão parte do Painel de Apresentações dos Projetos Sociais  que acontecerá no próximo dia 31, na EEM Joaquim Magalhães.  Estarão expondo seus projetos alunos das escolas EEM Joaquim Magalhães (Itapipoca) e EEM Monsenhor Catão Porfírio Sampaio (Itapajé) . A exposição será das 08:00 às 12:00h e das 13:00 às 17:00h. A mostra é resultado da aprendizagem dos alunos do Projeto e-Jovem, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da  Educação (SEDUC). 

 

O e-Jovem oferece formação complementar em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), empreendedorismo e cooperativismo, possibilitando as condições de inserção no mundo de trabalho e geração de emprego e renda para jovens egressos e concluintes do ensino médio das escolas públicas estaduais.

 

Para o coordenador do Projeto, Júlio Cavalcante, esse momento é de grande importância, pois os participantes vão ter a oportunidade de divulgar suas ideias. Os trabalhos serão apresentados a uma banca examinadora, composta por membros dos setores público e privado, organizações da sociedade civil e outros jovens engajados.

 

Os projetos sociais recebem apoio financeiro, proveniente da SEDUC, e pedagógico, fornecido pelo Programa Geração MudaMundo, da Ashoka – Empreendedores Sociais. Esses investimentos chegam em forma de capacitação em planejamento e administração para que os estudantes desenvolvam plenamente seus projetos, e adquiram uma formação integral de diversas competências e habilidades que irão contribuir também no desenvolvimento de seus projetos de vida.

 

A 2ª CREDE acredita bastante no potencial dos jovens da região, por isso investe nessa parceria, que traz para os alunos não somente a possibilidade da inserção no mercado de trabalho, mas do desenvolvimento de um trabalho voltado para a área social, agregando valores como o cuidado, a solidariedade e a ética. 

 

 

Serviço:

Painel de Apresentações dos Projetos Sociais

Data: 31/03/2011 – Local: EEM Joaquim Magalhães – Pergentina Araujo, S/N – Centro, Itapipoca