EEM Mathilde Vasconcelos realiza Projeto do Dia do Livro e da Páscoa

3 de maio de 2011 - 03:00

O Projeto Paixão de Cristo da EEM Mathilde Vasconcelos (Uruburetama) visa sensibilizar o alunado para a fé a solidariedade e a fraternidade. Durante a quaresma um grupo de aproximadamente 60 alunos se reúnem para ensaiar a PAIXÃO E MORTE DE JESUS CRISTO, com a coordenação das professoras Roberlandia (PCA de Linguagens e Códigos) e Conceição (Regente do Centro de Multimeios) os alunos ensaiam as cenas de acordo com o texto bíblico, há também o CORAL que acompanha toda a encenação refletindo em cada cena com cantos que abrilhantam ainda mais o espetáculo.

Na ultima quarta-feira 20/04/2011 aconteceu a culminância do projeto com a apresentação da peça tetral para toda comunidade local e visitantes da região; foi um momento de muita emoção onde os alunos reviveram com muita intensidade a PAIXÃO E MORTE DE JESUS CRISTO, através da belissima encenação.

Dentre os presentes estava o pároco da cidade, Pe. Pascoal Rios Osterne que encerrou a programação enfatizando o significado da apresentação para a vida dos jovens e parabenizou a escola pelo incentivo não só as práticas artisticas e culturais, mas também por inspirar nos jovens a busca pela fé.

Outro projto sobre a Semana do Livro de iniciativa do Centro de Multimeios da E.E.M Matilde Rodrigues Vasconcelos organizado pelas professoras Maria da Conceição de Mesquita Mota, Elizabete Furtado, Geneflides Torres Coelho e demais colaboradores.

Durante o trabalho do dia a dia se percebe a pouca freqüência de alguns alunos para o empréstimo de livros  na  biblioteca da escola e por essa razão criou-se o projeto para sensibilizar especialmente esses alunos para importância do hábito da leitura.

Durante toda a semana foi trabalhado de forma intensa com uma programação variada e atraente levando todas as turmas dos turnos manhã, tarde e noite para o centro de multimeios onde através de musicas, vídeos e textos reflexivos e tentar tocar o alunado para essa busca incessante que todos devem ter pela leitura. Foi enfatizado a importância do conhecimento que é proporcionado pela leitura no sentido de aprimorar a diversidade dos gêneros que se lê.

Foi um momento impar e o empréstimo de uma semana era o que habitualmente o empréstimo de um mês. Após a passagem dos alunos pela biblioteca, todos levaram um livro para exercitar sua leitura.

Para encerrar o projeto no dia 18/04/2011 foi uma gincana que tinha como tema vida e obras de Monteiro Lobato, onde os alunos inscritos estudaram a biografia do autor. A equipe campeã ganhou livros como premiação.

Durante a gincana tieve a presença do escritor Uruburetamense, João de Paula, conterrâneo que abrilhantou ainda mais a programação.