EEEP Adriano Nobre realiza Atividades Educativas

23 de maio de 2011 - 03:00

No dia 13 de maio, às 08 horas, 127 alunos da E.E.E.P. Adriano Nobre (Itapajé), o correspondente a 38% dos discentes, se reuniram no auditório da escola para participar da XIV OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) – 2011. A prova teve duração de 3 horas e aconteceu no auditório da escola.
 
 
Desse grupo, apenas 28 participaram da V Olimpiada Brasileira de Foguete – OBFOG, na categoria 4. As experiências foram maravilhosas e tiveram como objetivo despertar no educando o interesse por Astronomia, Astronáutica e ciências afins.
 
 
Aos 16 (dezesseis) dias do mês de maio, quarenta e cinco alunos do curso de Enfermagem (5º período) da EEEP Adriano Nobre iniciaram as atividades de estágio supervisionado I, nos postos de Estratégias de Saúde da Família, no município de Itapajé.
 
 
As atividades iniciaram por volta das oito horas da manhã e terminaram ao meio-dia. Os alunos foram divididos em grupos de nove alunos e cada grupo com um orientador. Com essas atividades, pretende-se colocar em prática a teoria absorvida durante quatro períodos.

No dia 06 de maio de 2011, realizou uma festa em homenagem ao Dia das Mães. Como o maior intuito do evento era promover momentos de relaxamento para as mães e de interação com seus filhos, todas as atividades foram lideradas pelos alunos desde a calorosa recepção, onde cada mãe recebeu um cartão redigido pelo filho, até os momentos de dedicação à beleza.

 
 
Os estudantes montaram equipes cujos membros fizeram os papéis de manicure, cabeleireiro, massagista e um mini-estúdio com vários adereços. A programação também contou  com mensagens especiais, sorteio de brindes, apresentações artísticas e muita emoção.

Em virtude da grande preocupação  dos pré-vestibulandos com a Redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o Profº Ricardo Carneiro, da E.E.E.P Adriano Nobre realizou no dia 06 de maio, um aulão sobre o tema Produção Textual enfatizando a Coesão e a Coerência.

 
 
O encontro teve como objetivo apresentar e discutir exemplos de erros comuns em redações de vestibular, além de dar dicas sobre aspectos importantes na escrita de uma boa redação.
 
Através de questões, o professor instigou os alunos a analisar os erros e corrigi-los verbalmente. essa interação dos alunos fez com que o aulão se tornasse uma construção coletiva de conhecimento.
 
Vale ressaltar, o parêntese aberto pelo professor Ricardo Carneiro sobre a enorme relevância de um pré-vestibulando estar atualizado e apto a debater temas que circulam nos meios de comunicação atuais. Pode-se dizer que este foi um verdadeiro Aulão Show!

No dia 10 de maio de 2011, a professora de biologia Mª Socorro Braga da EEEP Adriano Nobre, promoveu atividade lúdica para fixação de conteúdo sobre citologia: Células procarióticas e eucarióticas (animal e vegetal), com os alunos do 1º científico dos cursos de enfermagem e informática.

 
 
Os alunos confeccionaram células com material alternativo e em um desfile de criatividade, inovação e aprendizagem, apresentaram sua criação, explicando cada parte da célula, suas funções, e organização.
 
 
A atividade objetivava motivar os alunos mais tímidos em participação em sala a se apresentar e mostrar todo o seu potencial e conhecimento adquirido. Visa também aliar a criatividade o lúdico e a colaboração, visto que foi feito em duplas. Reforça os conhecimentos, enriquece a aprendizagem e facilita a compreensão de todos.