Governo apresenta resultados da alfabetização cearense de 2010

24 de maio de 2011 - 03:00

 

O governador Cid Gomes e a secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela, apresentam nesta quarta-feira, dia 25, às 14 horas, no Centro Administrativo – Cambeba (espaço próximo à Capela), os resultados do quarto ciclo de avaliação da alfabetização, obtidos através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa. Um total de 124.902 crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental de 4.881 escolas públicas foram avaliadas em 2010. Durante a solenidade, que contará com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, haverá a entrega do Prêmio Escola Nota Dez e o lançamento do PAIC MAIS, a ampliação de atendimento do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), desenvolvido pelo Governo do Estado.

Os resultados mostrados pelo Spaece-Alfa subsidiam o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, voltadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino ofertado pelas redes municipais. A avaliação permite ainda aos professores, diretores, pais, técnicos e gestores dos municípios um acompanhamento dos indicadores de aprendizagem dos alunos nos primeiros anos da escolaridade.

O Spaece-Alfa foi implantado em 2007 em decorrência da prioridade do Governo, expressa por meio do Programa Alfabetização Na Idade Certa (Paic), cujo objetivo é garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas da rede pública de ensino até os sete anos de idade. O Paic beneficia os 184 municípios com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. O Alfabetização na Idade Certa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

PAIC MAIS

O Governo do Estado lançará o PAIC MAIS que visa estender as ações hoje destinadas às turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses.  Assim, passarão a contar com mais  formações para os profissionais, acompanhamento às unidades municipais, livros de literatura infantil e didáticos nas salas de aula, orientações curriculares para as redes municipais, entre outros aspectos.

 
Fonte: SEDUC