2ª CREDE realiza encontro sobre Ensino Médio Noturno

24 de agosto de 2011 - 03:00

 

A 2ª CREDE realizou na data de ontem (23/08), em sua sede, um encontro com diretores e coordenadores da ação curricular das escolas que possuem ensino médio noturno, para socialização de encontros já ocorridos em Fortaleza e estudo sobre o tema.

 

A facilitadora foi a professora Lucivanda Soares, diretora da EEM Cel. Murilo Serpa em Itapipoca, que por duas vezes teve a oportunidade de participar de estudos sobre o assunto.

 

Conforme a pauta, foram apresentadas duas experiências de escolas de Fortaleza, que resolveram trabalhar de uma forma diferenciada, havendo depois uma discussão em grupos e socialização em plenária. Após, a professora Lucivanda apresentou as pesquisas sobre o EM Noturno, respondidas por alunos e professores, utilizando-se da estratégia da exposição dialogada. Por fim, foram apresentadas propostas de Planejamento Curricular, seguindo-se de uma discussão entre os participantes.

 

 

A Coordenadora da 2ª CREDE, professora Otília Nunes, também participou do encontro e se pronunciou algumas vezes. Em uma de suas falas deixou claro que o objetivo do encontro não era dar algo pronto para os gestores implementarem nas escolas, mas repensar o ensino médio noturno, buscando formas concretas para melhorá-lo. Para isso, dois encaminhamentos principais:

 

 

– Criação de um grupo de estudo, que se reunirá sistematicamente. Esse grupo foi formado por dois representantes de cada polo (a 2ª CREDE trabalha com três polos), pela assistente técnica do NRDEA, Franciélia Aguiar, e a superintendente Adênia Frota. O primeiro encontro desse grupo está marcado para o dia 09 de setembro próximo.

 

 

– Realização do Questionário de Pesquisa por escola. Esse questionário será postado no CREDE Virtual (site da 2ª CREDE) e seu resultado fundamentará o grupo de estudo.