Alunos da EEEP Luiz Gonzaga realiza visita a museu

26 de agosto de 2011 - 03:00

 

Os estudantes com melhor rendimento escolar da EEEP Gonzaga Mota, de Amontada, tiveram a valiosa oportunidade de visitar Redenção, primeira cidade do Brasil a libertar seus escravos, ato que deu ao Ceará o título de Terra da Luz.

A visita começou no Museu do Negro Liberto, onde os alunos tiveram uma aula de história do Brasil, guiados por um dos responsáveis pelo local. Desde engenhos desativados a utensílios usados para torturar os escravos, os jovens puderam sentir como sofreram os negros africanos escravizados em nosso país. Da casa grande à senzala, olhos e ouvidos estiveram atentos às explicações do guia, com câmeras e cadernos em mãos, todos os momentos foram registrados.

Após conhecer o Museu os alunos seguiram para o Alto de Santa Rita, de onde viram as belezas de Redenção das escadarias da capela. A viagem prossegue até o Museu da Liberdade, no centro da cidade. No local os alunos tiveram nova aula sobre a história dos senhores de engenhos, seus escravos e o ato de libertação dos cativos.

Como parte de um projeto, a viagem teve o acompanhamento dos professores Diego, Sara, Luís Fernando, Suianny e Alltemy. Para fixar os conhecimentos os educandos farão atividades e avaliações sobre o tema. Num saldo positivo de muito aprendizado e descobertas, os alunos da Escola Profissional de Amontada voltaram para casa na certeza de que nós brasileiros devemos muito ao trabalho e aos aprendizados dos negros africanos.