A EEEP Adriano Nobre prepra alunos para o ENEM e SPAECE 2011

5 de setembro de 2011 - 03:00

Diante da importância das avaliações externas, a EEEP Adriano Nobre (Itapajé) tem realizado algumas ações  objetivando a preparação dos alunos para o SPAECE e o ENEM 2011.

Por essa razão, aconteceu na última quarta-feira, o 2º aulão da Área de Linguagens e Códigos, com a professora Jordana Érica. Na ocasião, foram trabalhados o descritor 23 da matriz curricular do SPAECE e a competência  8 da matriz curricular do ENEM, detalhados a seguir:

D-23 _ identificar os níveis de linguagem e/ou marcas  linguísticas que evidenciam locutor e/ou interlocutor.

Competência de área 8 – Compreender e  usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

H25 – Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 – Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.
H27 – Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

Foram discutidos temas como variações linguísticas, o papel social da linguagem, tipos de gramática e o preconceito linguístico.

A aula teve início com uma discussão acerca das temáticas seguida da análise de itens que contemplam o descritor e a competência citados.

Certamente, essas ações, aliadas à efetiva participação dos alunos, são passos decisivos para grandes conquistas.