Coordenadora do LEI realiza oficina de Informática direcionada para a área do turismo

13 de setembro de 2011 - 03:00

Alunos do curso do 3º ano de Turismo, estão participando da Oficina de Informática direcionada à Área do Turismo, sob a orientação da coordenadora do Laboratório de Ensino de Informática , Veruska Sousa.

A Oficina foi divida em módulos:

Módulo I – Tecnologia Digital e seus fundamentos: conhecer a história do avanço da tecnologia a partir da criação das máquinas e aprender sobre os componentes que constituem a arquitetura do computador. A principal atividade é elaborar um formulário no Google Docs com as questões resolvidas na apostila de Turismo.

Módulo II – Br Writer (ou Word) – utilizar as principais ferramentas de criação e formatação de textos e tabelas. A principal atividade é fazer uma ficha de controle de viagens a partir de modelo, cujas tabelas possam ser preenchidas sem alteração dos dados originais.
Módulo III – Br Impress (ou Power Point) – planejar, organizar e elaborar um roteiro turístico utilizando um editor de apresentações. Aplicar textos, imagens e efeitos em uma apresentação. A principal atividade é produzir um roteiro turístico sobre uma cidade escolhida através da internet.

Módulo IV- Br Calc (ou Excel) – montar planilha eletrônica utilizando funções com operações matemáticas, inserir e excluir linhas e colunas, formatar células, criar gráfico e desenvolver o raciocínio lógico.  A principal atividade é criar uma planilha com orçamento de um evento e um gráfico a partir de uma situação hipotética.

Módulo V – Uso de softwares de leitura e edição de textos (PDF e Br Impress – ou Word) – conhecer, compreender e preencher documentos relacionados à área de Hotelaria e Turismo (FNRH, BOH, Matriz de Classificação da EMBRATUR). Baixar, ler e preencher um modelo de Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH) e de Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH).

Para a realização das atividades, cada aluno criou um e-mail no Gmail para compartilhar as atividades, receber osfeedbacks da tutora, baixar os arquivos para leitura e receber os links que continham o material de apoio.

A oficina conta com a frequência de 22 alunos do curso e será finalizada no dia   13 de Setembro, com a apresentação dos alunos a partir da pesquisas sobre ética e deveres dos profissionais de Turismo e Hotelaria no atendimento ao cliente.

Os trabalhos realizados pelos alunos pode ser conferido no blog da escola (www.eeepadrianonobre.wordpress.com).