Ações de Protagonismo Juvenil e com Experimentos na EEFM de Amontada

21 de maio de 2012 - 03:00

 

 

O Laboratório Escolar de Informática – LEI da EEFM de Amontada, está desenvolvendo o PROJETO – MONITORES DO KIT MULTIMÍDIA em todas as turmas e nos três turnos. Para isso, foi realizado uma escolha em cada sala com o auxílio dos professores, em seguida houve uma CAPACITAÇÃO para os MONITORES selecionados, para que os mesmos pudessem desenvolver sua função da melhor maneira possível. Os MONITORES DO KIT já estão atuando em sua turma com todos os seus professores e disciplinas, pondo em prática toda teoria repassada para os mesmos no momento da capacitação.

Uma outra atividade foi realizada pelo Professor Éfrem Teixeira Gomes de Biologia, um EXPERIMENTO com seus alunos do 2° Ano C no turno da Tarde, onde utilizou leveduras em contato com a açúcar e sal. Após o experimento observou-se o que aconteceu com cada procedimento e levantou-se várias hipóteses do ocorrido.

Material Trabalhado:
* Fermento biológico seco;
* Um copo;
* Dois saquinhos de plásticos;
* Barbante;
* Água morna;
* Sal;
* Açúcar;

Como Fizeram:


Os saquinhos transparentes devem ser marcados com a caneta ”açúcar” e ”sal”.
Coloquem uma colher de fermento biológico em cada saquinho, acrescentando a água morna.
No saquinho que está marcado ” açúcar ”, coloquem uma colher de açúcar; e uma colher de sal no saquinho que está escrito ” sal ” mexa bem até dissolvê-los.
Com barbante, amarre os três saquinhos na mesma altura e deixe-os descansar, observando o que irá acontecer em cada um deles.
Depois de alguns minutos, é possível que apenas o saquinho que tinha açúcar esteja bem cheio de ar, enquanto que o outro encontra-se como no início da experiencia. Isto ocorre porque levedura consome todo o açúcar que está dissolvido na água, e a partir disso ela consegue se dissolver.
Ao se dissolver, a levedura respira de forma aeróbica, liberando gás carbônico, que inflama o saquinho.

Após a experiencia observou-se no microscópio líquens (fungos associados a algas )