Aula Interdisciplinar integrada Biologia e Português

6 de maio de 2015 - 14:30

Durante as ações do SPE (Saúde e Prevenção na Escola) ocorreu a aula interdisciplinar-integrada de Português e Biologia, com as professoras Isabel Oliveira​ e Kátia Sousa​, na turma de Redes de Computadores.


A aula tratou sobre a Importância de uma boa alimentação, o enfoque se deu sobre as vitaminas contidas nos alimentos, em especial nas frutas, sua função e consequências pela deficiências das mesmas no organismo humano, e o gênero textual receita.
Inicialmente, os alunos foram levados ao refeitório, onde as cadeiras foram dispostas em meia lua, à frente dos alunos estavam diversos alimentos ilustrativos, exemplares do livro Medicina Alternativa de A a Z, que foi utilizado na aula, propiciando um clima agradável.


A aula foi intercalada entre as professoras, tendo assuntos de ambas as disciplinas comentados e expostos pelas mesmas, proporcionando um momento para discussões e perguntas dos alunos. A princípio foi realizado um ditado, apenas com nomes de frutas, em seguida ocorreu a explanação sobre as vitaminas, sua importância no organismo humano e as consequências pelo consumo ineficiente. A Dra. Marcella, nutricionista que acompanha a escola, deu breves esclarecimentos quanto a boa alimentação. Após esse momento, a turma retornou a sala de aula, onde  foi explorado a importância das frutas na medicina alternativa, prática realizada geralmente por pessoas mais velhas, como avós, utilizando como referencia o livro Medicina Alternativa de A a Z que propõem o uso de produtos naturais, esse momento também pode fazer uma breve reflexão acerca da cultura popular e regional, demonstrando também a importância dos conhecimentos empíricos. O gênero textual receita também foi abordado e proposto que cada aluno elaborasse uma receita utilizando frutas, e também a produção de uma redação acerca da aula.


A interdisciplinaridade é uma ponte de conversação entre as disciplinas, proporcionando a troca de conhecimentos e dinamizando momentos com os alunos.