Palestra Libras – EEM Joaquim Magalhães

6 de maio de 2015 - 12:35

Os professores de Libras da EEM Joaquim Magalhães realizaram na quarta 29/04/2015, no auditório da escola uma palestra sobre o uso da Libras (língua brasileira de sinais).

 

A palestra aconteceu em comemoração ao dia da LIBRAS que completou 13 anos, e foi ministrada pelo professor Júlio César com o apoio das professoras Maria Jkl e Vilene Fernandes. Na palestra estavam presentes as turmas do 1º ano “J” e 2º ano “K”. Também se faziam presentes no evento professores e coordenadores da escola.

 

“A LIBRAS é uma das linguagens de sinais existentes no mundo inteiro para a comunicação entre surdos. Ela tem origem na Linguagem de Sinais Francesa. As linguagens de sinais não são universais, elas possuem sua própria estrutura de país pra país e diferem até mesmo de região pra região de um mesmo país, dependendo da cultura daquele determinado local para construir suas expressões ou regionalismos.”

 

“Para determinar o seu significado, os sinais possuem alguns parâmetros para a sua formação, como por exemplo, a localização das mãos em relação ao corpo, a expressão facial, a movimentação que se faz ou não na hora de produzir o sinal, etc.”

 

“Para diminuir o preconceito em relação a qualquer tipo de deficiência, é necessária a divulgação dessa e de outras informações relevantes para facilitar a inclusão dessas pessoas em todos os meios sociais.”