Equipe do Diário do Nordeste na EEM Pe. Rodolfo

16 de novembro de 2016 - 17:41

A Escola Padre Rodolfo Ferreira da Cunha (Trairi), recebeu uma equipe do jornal Diário do Nordeste, na pessoa da repórter Cristina Pioner para realizar a cobertura do projeto pedagógico: A literatura engajada no uso consciente dos recursos hídricos. As ações desse projeto se deram no ano de 2014 orientadas pela professora de Língua Portuguesa Francisca Veronice Ferreira Pinto e protagonizadas pelos alunos Ianna Ruth de Souza e Renan da Costa Sampaio juntamente com a turma do 3º ano D.

 

O foco do projeto foi realizar um levantamento e uma análise contextualizada de romances, poesias e músicas que figuram as secas nordestinas e demonstram o sofrimento do povo. Com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a necessidade da preservação da água para o equilíbrio ambiental, foi realizado um ensino comparativo entre as mais significativas narrativas, obras poéticas e músicas consagradas, com as dificuldades hídricas enfrentadas pelas famílias dos discentes da escola e de localidades vizinhas, buscando alertar para a urgência da utilização adequada desses recursos, tendo em vista serem tão escassos nessa região do país.     

         

O projeto promoveu diversas atividades, como registros fotográficos, entrevistas, concursos de redação, produção de vídeos com memórias vivas de secas nordestinas, seminários, análises de músicas de Luiz Gonzaga e poesias de Patativa do Assaré e sessão de cinema, além da criação de um perfil no Facebook para noticiar as ações dos atores do processo que foram capazes de desenvolver as habilidades e competências dos alunos.

 

Após as apresentações no sítio escolar local, o trabalho foi selecionado para representar a escola na Feira Regional em Itapipoca, no qual recebeu o 1º lugar na área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, posteriormente representou a CREDE 02 na Feira Estadual em Fortaleza. No ano passado esse projeto foi inscrito no site Criativos da Escola (http://criativosdaescola.com.br/), cujo objetivo é celebrar e premiar projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país que, apoiados por seus educadores, estão transformando as escolas, os alunos e suas comunidades. Tendo sido publicado como ação destaque na página do site, obteve reconhecimento em outras páginas da web, despertando também o interesse da mídia regional.

 

Buscada pela repórter Germana Cabral, a professora orientadora articulou um momento entre alunos-autores e reportagem do Diário do Nordeste para a apresentação das atuações promovidas pelo trabalho. O fruto desse encontro produzirá material impresso (periódico) e online que serão publicados pelo jornal.