CREDE 2 LANÇA 1º FASCÍCULO DO PROJETO DESCRITORES DO SPAECE NA SALA DE AULA
6 de março de 2018 - 17:36
Nesta quarta-feira (7), a CREDE 2, através de sua equipe da Célula de Cooperação com os Municípios – CECOM, lança o projeto Descritores do Spaece na Sala de Aula. A ação envolve a publicação periódica de 18 fascículos que trazem em sua essência uma discussão teórica básica sobre o descritor em estudo, bem como a apresentação de diversas sugestões de trabalho para o professor de Língua Portuguesa aplicar em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Idealizado para complementar o trabalho que o professor de Língua Portuguesa já realiza em sala de aula acerca das habilidades aferidas pelo Spaece, os fascículos buscam aliar no mesmo material duas necessidades: a criação de uma rotina de estudo do professor sobre os conhecimentos científicos da sua disciplina e a oferta de uma série de atividades para serem aplicadas em sala de aula como complementação do trabalho pedagógico para o desenvolvimento de habilidades.
Para tanto, o material traz em uma linguagem simples e objetiva as principais contribuições teórico-metodológicas de pesquisadores que diariamente se debruçam sobre o estudo da linguagem e a apresentação de alguns jogos, dinâmicas e/ou atividades de escrita e oralidade — todas mediadas pela leitura —, que buscam construir a habilidade indicada pelo descritor.
Para o idealizador e coordenador do projeto, prof. Rafael Mota, o Ceará já possui condições de realizar um trabalho que ultrapasse o estudo do descritor utilizando apenas a aplicação e correção de simulados. “O uso de simulados nas escolas como forma de ensinar ou treinar um conhecimento, além de ser antipedagógico, não garante o desenvolvimento de habilidades. Simulados são excelentes para diagnosticar, mas o trabalho com foco no desenvolvimento de competências e habilidades deve ser realizado com domínio teórico, planejamento e uso de atividades significativas. Nossos professores já compreendem a importância do Spaece como uma avaliação que busca verificar as habilidades de nossos alunos; o que falta agora é, de fato, desenvolvê-las qualitativamente na sala de aula.
Como o material pretende ser de uso constante do professor, a CREDE está disponibilizando gratuitamente os fascículos em plataforma digital, para que o docente possa levá-lo consigo quando e para onde quiser. No hotsite criado pela CECOM especificamente para a disponibilização dos fascículos, o professor deverá inserir um e-mail válido para ser informado quando o próximo fascículo for publicado.
Já elaborado de acordo com as competências e habilidades preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular, o projeto pretende ser um diferencial no Estado quando o assunto é o trabalho com os descritores do Spaece. “Apesar de nos importarmos com os números apontados pelos índices de proficiência, muito mais nos importa a aprendizagem do indivíduo particular que está sentado lá na sala de aula. Por isso, precisamos realizar um trabalho de qualidade, que realmente garanta a aprendizagem de nossos alunos e alunas”, finaliza ainda o professor, que atualmente é formador de Língua Portuguesa do programa MAIS PAIC.
Para conhecer o projeto e acessar os fascículos clique no link:
Maiores informações:
CECOM/CREDE 2
(88) 3673-7035
(88) 3673-7055
Ramal 30