Seduc lança edital do Ceará Científico 2022

23 de maio de 2022 - 14:25

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem), lança, nesta segunda-feira (23), o edital do Ceará Científico 2022. A iniciativa faz parte da política de popularização das ciências, cultura e tecnologia do Governo do Ceará e visa incentivar a produção de conhecimento no âmbito da rede pública estadual, assim como as manifestações artístico-culturais de estudantes.

A ação será desenvolvida em três etapas: escolar, regional e estadual. Para participar, cada unidade de ensino realizará a inscrição dos projetos no portal oficial da Educação Científica, disponível no endereço eletrônico https://educientifica.seduc.ce.gov.br, em período a ser informado pela comissão organizadora, preenchendo os campos referentes ao cadastro. As pesquisas serão elaboradas de acordo com as seguintes categorias:

a) Ciências e Engenharias;
b) Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
c) Educação Ambiental;
d) Educação de Jovens e Adultos (EJA) Médio;
e) Expressões Artístico-Culturais na Pesquisa em Educação Ambiental ou nas demais áreas do conhecimento;
f) Linguagens e suas Tecnologias;
g) Matemática e suas Tecnologias;
h) Pesquisa Júnior – Ensino Fundamental II;
i) Robótica, Automação e aplicação das TIC.

Revista Ceará Científico

Os projetos de pesquisa apresentados ao longo dos anos no Ceará Científico têm se traduzido em contribuições relevantes para questões sociais cotidianas, o que demonstra a importância de publicizá-los. Nessa perspectiva, em 2021, o edital do CC digital contemplou os vencedores da etapa estadual com a publicação dos projetos como artigos científicos. As obras serão publicadas na 1ª Edição da Revista Ceará Científico, prevista para dezembro de 2022.

Conforme o edital do CC 2022, os projetos de pesquisa participantes da etapa estadual deste ano estarão aptos para submissão de artigos na próxima edição da revista. O periódico tem formato eletrônico e está voltado para a publicação de artigos, relatos de experiências e projetos de jogos, aplicativos ou robóticas, elaborados pelos alunos da rede pública estadual do Ceará, sob a orientação de professores da escola em que estudam.

No sentido de qualificar as submissões para a devida publicação na Revista, no próximo dia 10 de junho a comissão técnico-científica do periódico fará uma oficina com os alunos premiados no CC 2021, com o objetivo de discutir como se dá o fluxo editorial e as exigências normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Histórico

O Ceará Científico encontra-se, atualmente, na sexta edição. A iniciativa nasceu da junção das Feiras de Ciências e Cultura com as Mostras de Educação Ambiental, que aconteciam desde 2007. Na etapa estadual, há a culminância de todos os projetos científicos e artístico-culturais trabalhados sistematicamente no cotidiano escolar, a fim de socializar e celebrar as produções de conhecimento e manifestações culturais nas diversas áreas do saber.

Ao longo da sua trajetória, o CC vem proporcionando a participação de estudantes e professores em eventos desta natureza, nos âmbitos regional, estadual, nacional e internacional. Desse modo, desde 2016 já foram investidos mais de R$ 3 milhões para a participação de estudantes e professores da rede pública estadual em feiras e olimpíadas, por exemplo, resultando em mais de 20 mil estudantes e quase 600 professores vencedores e premiados.

Parcerias

O Ceará Científico é promovido pela Seduc, com recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT), em parceria com a Seara da Ciência, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC); o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); o Programa Cientista Chefe em Educação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).